mensagem

de apoio a

Portugal

Como é que tudo começou

A TAP associou-se ao navegador solitário Ricardo Diniz, que vai fazer a viagem até Salvador da Bahia para, não só apoiar a Seleção Nacional que vai marcar presença no Mundial, mas também para homenagear todos aqueles que já o fizeram antes e que levaram o nome de Portugal mais longe.

A bordo do FlyTAP, o nome do veleiro que vai atravessar o Atlântico e que leva as cores portuguesas nas suas velas, o navegador leva uma garrafa cheia de mensagens de todos os portugueses que querem deixar as suas palavras de motivação e encorajamento.

making-ricardo-diniz

Ricardo Diniz e a viagem no
Veleiro FLYTAP

Ricardo Diniz, o navegador que vai ao leme do veleiro FlyTAP, tem sido uma figura importante na projeção de Portugal no mundo. Em 17 anos de carreira, são muitos os projetos notáveis e impressionantes, como a ligação Lisboa-Dakar em 2006 que fez sozinho, acompanhando o mítico rally, ou a circum-navegação da Zona Económica Exclusiva portuguesa.

O FlyTAP é um veleiro impressionante que já completou duas voltas ao mundo e dezenas de travessias do Oceano Atlântico. Em apenas 100 dias, e contando com a ajuda de empresas e figuras portuguesas como a velaria Pires de Lima e o designer Nuno Pereira, chegámos ao resultado final e é desta forma que o Ricardo Diniz viaja agora até ao Brasil.

Mensagens de apoio a Portugal

A iniciativa "Mensagens de apoio a Portugal" foi lançada na página de Facebook da companhia aérea em www.facebook.com/tapportugal e alvo de promoção diária com a publicação de posts que aliam elementos tão nossos como os azulejos, o bacalhau, a guitarra, as andorinhas, a bica, o pastel de nata, ao futebol, numa verdadeira declaração de honra e orgulho pelo que é português.

As mensagens de incentivo submetidas através do site foram impressas em papel que simula a cortiça, uma matéria-prima nobre e pela qual o nosso país é muito conhecido a nível mundial, e inseridas numa garrafa muito especial.

A garrafa e a caixa

A garrafa que o navegador solitário leva a bordo é do Depósito da Marinha Grande e está acondicionada numa caixa de madeira maciça construída à medida pelas mãos de um artesão experiente e revestida de azulejo de figura avulsa pintado à mão por Luís Guerreiro, em que cada azulejo representa um elemento diferente da cultura portuguesa.

Despedimo-nos do Ricardo Diniz com a certeza que a bordo leva Portugal através de todas as coisas 100% portuguesas que o rodeiam, refletindo o engenho e a qualidade do trabalho deste cantinho à beira-mar plantado.

making-bottles Ver todos os vídeos da expedição

A entrega das mensagens de apoio
à Seleção

Quando o Ricardo colocar os pés em terra firme tem duas missões — entregar a bandeira portuguesa ao capitão da Seleção Nacional e, claro, oferecer a garrafa cheia de mensagens de dezenas de portugueses orgulhosos aos jogadores, para que se sintam motivados a cada palavra escrita.

Até lá podem ir acompanhando esta jornada fantástica aqui mesmo em http://mensagens.flytap.com/

Voltar